Sexualidade Precoce

Segundo a equipe Educamundo, a educação sexual para crianças e adolescentes é considerada um tabu para muitos, mas é necessário para evitar a sexualidade precoce que pode gerar vários problemas futuros.
A sexualidade precoce, tem-se iniciado, principalmente, entre meninos de 14 anos de idade e meninas de 15 anos de idade, uma vez que a gravidez é a primeira causa de internações de moças com idades entre 10 e 19 anos no Sistema Único de Saúde e a AIDS como a responsável pelos anos de vida perdido entre os jovens. 

Fatores psíquicos, físicos e sociais, interferem na sexualidade, uma vez que a baixa idade pode contribuir para a iniciação sexual mais cedo, já que os hormônios da puberdade favorece o desejo sexual. Com isso, a falta de diálogo entre educadores e adolescentes, a ausência de apoio da família nessa faixa etária, falta de informações sobre medidas sexuais preventivas entre os adolescentes e crianças são favoráveis à sexualidade precoce.

De acordo com Freud, a infância é um momento de descobertas na vida, ou seja, é normal que a criança sinta curiosidade sobre seu corpo e dos que os rodeiam. Diante disso, é notório o quanto a sociedade, principalmente pais e professores, devem estar preparados para lidar com as inúmeras dúvidas que surgem, como: de qual modo o bebê chega na barriga da mãe, as diferenças anatômicas entre meninos e meninas e entre outros.

A partir disso, a forma, a linguagem a ser tratada sobre a sexualidade deve ser ajustada de acordo com a idade e maturação da criança, não havendo necessidade de detalhar como tudo acontece, mas é importante sanar as dúvidas das crianças.

Fica claro, o quanto a educação é importante para as crianças e adolescentes, pois a conscientização tornam-os mais responsáveis ao terem conhecimentos sobre seus corpos e os direitos sexuais. Visando uma maior capacitação dos profissionais e preparação dos pais sobre o tema abordado, o adolescente e a criança tornam-se mais protegidos contra a sexualidade precoce.


Contato com as autoras:
analurodrigues12345@gmail.com
bastosrosamalia@gmail.com
gracekellygracilene60@gmail.com
tatiannyoliveiirah@gmail.com

Comentários