Mudanças Corporais

A puberdade "é a grande fase da vida humana em que é alcançada a maturidade em todos os níveis: biológico, social, psicológico, moral, espiritual e econômico. É a época da plenitude sexual e biológica, é a fase da adolescência". (Souza, 1991, p.101).

O período da adolescência é marcado de muitas mudanças, principalmente corporais, o que deixam as crianças ainda mais curiosas e interessadas no seu desenvolvimento biológico.

Nas meninas a puberdade inicia-se um pouco mais cedo, entre 11 e 14 anos, com o aparecimento dos seios, a primeira menstruação (menarca), aparecimento dos pelos pubianos, o que gera uma angústia e vergonha, tentam esconder os sinais, enquanto outras sentem-se felizes por imaginar que estão se transformando em mulher.


Já os meninos não há um grande marco em suas transformações, já que as mesmas não se tornam aparentes. Primeiramente aparecem os pelos pubianos, também ocorre a primeira ejaculação, além do desenvolvimento dos músculos, aumento das mãos e pés, além da voz começar a ficar mais grave.


É de grande importância dar suporte para esses adolescentes nessa fase de mudanças, tendo o diálogo como um fator primordial para a proximidade, já que nesse período eles sentem vergonha e, consecutivamente, se recusam a tratar do assunto com os pais, esses que muitas vezes não sabem como manejar esse assunto.

Portanto, conhecer do assunto e saber de que maneira abordá-lo diante deles é de suma importância, pois a educação sexual traz informações preciosas  para a conscientização deles, usando maiores conhecimentos sobre seu corpo. A família é o primeiro lugar onde se deve haver essa comunicação, e outro espaço que deve tratar de forma clara e coesa o tema com as crianças é na escola, local de aprendizagens.


Contato com as autoras:
analurodrigues12345@gmail.com
bastosrosamalia@gmail.com
gracekellygracilene60@gmail.com
tatiannyoliveiirah@gmail.com

Comentários